Os índios do século XXI


  No século XVI eram entre um milhão e cinco milhões e em 2005 eram apenas 358 mil. esse é o numero da população indígena no brasil, hoje eles representam apenas 0,2% da população brasileira. O Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro em população indígena, totalizando 53.900 pessoas, (segundo o IBGE, 2008) que são de várias etnias Kaiwá, Guarany, Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinawa, Ofaié, Terena, Xiquitano e outras.

   A população indígena diminuiu muito por conta do homem branco, que destruiu as matas e os colonizou para empregar sua cultura. E Dourados, cidade sul-mato-grossense, é a que tem a maior população indígena do país, que abriga três tribos: Kaiowás, Terenas e Guaranis, contando com uma população estimada 12 mil habitantes, em uma área de aproximadamente de 3500 hectares.
  
Suzeth Martins Freitas, etnia terena,
 da aldeia Jaguapiru foi a escolhida
como Miss Indigena (DECOM)
  O livro “Os direitos dos povos indígenas em Mato Grosso do Sul, Brasil/ Confinamento e tutela no século XXI”, escrito por José Aylwin, traz um informe de 2009 sobre os indígenas, e tem um capitulo sobre a reserva de Dourados, onde conta que a reserva foi criada num “caráter civilizatório” para os índios. Ou seja, eles teriam que fazer o trabalho agrícola produtivo, do qual eles não estavam acostumados.
    Hoje a reserva é dividida em duas aldeias, Jaguapiru e Bororó. A realidade que a população indígena vive é preocupante “os níveis de pobreza, marginalidade, desintegração cultural, violência, e discriminação de seus habitantes são dramáticos”, de acordo com o livro de Aylwin.
   Mas os índios estão lutando por seus direitos. No VII Seminário Indígena, promovido pelo Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran, foi analisado um Diagnóstico Situacional das Aldeias de Dourados/MS: caracterização e demandas. Com a ajuda de professores da Unigran eles também conseguiram convalidar uma coletânea de textos traduzidos para o idioma dos guarani e dos terena. De acordo com informações do departamento de comunicação da instituição foi de grande valia, pois como é uma língua falada ela vai se perdendo com o tempo e quando documentada ela renasce.
   Nesse seminário também houve a desmistificação da beleza padrão europeia, e foi eleita a Miss Indígena 2011. Eles mostraram sua cultura e tradições em danças e trajes típicos.
   Os indígenas do século XXI querem ir para a universidade e trabalhar, mas com a dificuldade de entrar no ensino superior o governo implantou o sistema de cotas indígenas, que proporcionam aos índios mais chances de fazer um curso superior.

EDUARDA ROSA

Um comentário:

  1. E muito interessante olhar pra atualidade e verifica como a historia indígena vem sendo esquecida e apagada através do tempo. Logo eles, porque se não fosse eles Portugal provavelmente ia perde a colônia para Espanha e sua tribo aliada. As pessoas não buscam entender e conhecer a importância do indígena na formação do Brasil e de como ele e hoje.

    ResponderExcluir