Historia do Jornal impresso em Dourados

   O primeiro jornal que circulou em Dourados, foi em 1926, chamava-se “JANDAIA”, seu responsável era Arnulfo Fioravant. Era impresso em Campo Grande, porem teve vida curtíssima porque logo nas primeiras edições um leitor não gostou de um artigo, e fez um escândalo.
    O segundo jornal foi “O DOURADENSE”, em maio de 1948, sob a direção de Armando Carmelo. Era também impresso em Campo Grande, mas não tinha muita regularidade, sua ultima edição circulou em 1950.

O PROGRESSO
Em 21 de abril de 1951, os douradenses ganham o primeiro jornal impresso em Dourados, “O PROGRESSO”, sob a direção de Weimar Torres. A instalação da tipografia, pertencente à Naurestides Brandão, se deu graças a um auxilio da prefeitura de CR$ 8.000,00.
Despertando no povo o inicio de um novo tempo de mudanças. Que em sua primeira edição traz a manchete que em breve teria energia elétrica e uma emissora de radio.

“Até o surgimento de O PROGRESSO o povo da época praticamente desconhecia a boa perspectiva de transformações. Muitos também não tinham conhecimento da potencialidade que Dourados poderia representar no futuro, pois até então não haviam publicações desta visão da capacidade de crescimento da cidade, por falta de um veiculo de comunicação.
Na linguagem da época, dentro das previsões lógicas O PROGRESSO tira Dourados da condição de uma tímida e pouco explorada cidade, elevando-a para um dos principais municípios do então Estado de Mato Grosso. ‘De uma terra inexpressiva e esquecida, passa Dourados a ser uma das regiões mais famosas da Pátria. Gente de toda parte se instala no município para explorar suas magníficas matas. Mais de 400 pessoas chegadas depois do recenseamento, grande vendas de terra, cinema, luz elétrica, linha de aviões diários, loteamento em massa, mais e mais casas de comercio, valorização acelerada dos imóveis, cafezais, produção imensa de algodão e cereais, instalação de grandes serrarias: um instantâneo poliformico de uma realidade, havia aqui, há alguns anos, poucos moradores dedicados exclusivamente a criação de gado e a exploração da erva mate nativa. As grandes matas de perobais e outras madeiras de lei eram desprezadas e inúteis.’, diz trecho do texto” (CORDEIRO, 2005, p.02)

Weimar vitima de um acidente aéreo, morre em 14 de setembro de 1969, deixando viúva Adiles do Amaral Torres, que hoje é diretora de O Progresso.

   Em 1953, circulou em Dourados o semanário esportivo e noticioso, “A CIDADE”, que desapareceu pouco tempo depois, era impresso na cidade, na tipografia de Demosthenes Palieraqui.
   Em 1955, circulou o “JORNAL DE DOURADOS”, sob a direção de D’ Almeida e João Augusto Capilé Junior. Era impresso em Campo Grande, pertencente a uma cadeia que se organizava no estado, porem não atingiu a terceira edição.
   Entre 1955 e 1956, “A VOZ DO SUL”, órgão da União Democrática Nacional foi distribuído em Dourados.
     Em 1955, “A LUTA”, dirigido pelo deputado Wison Dias de Pinho, apareceu durante a campanha eleitoral para o governo do estado.
     Em janeiro de 1958, surgiu o “JORNAL DE DOURADOS”, sob a administração de Antonio Tonanni e José Floriano de Freitas. Impresso com regularidade, na gráfica N. S. Aparecida.
       Em 1960, Dourados tinha dois pequenos órgãos “A VOZ DA JUVENTUDE”, órgãos dos alunos do Ginásio Estadual Presidente Vargas e o Boletim do Lion’s Clube.
    O Jornal “O ROLO”, foi criado em novembro de 1959, tentando inovar a imprensa com os jornais enrolados imitando os papiros antigos.
     A “GAZETA DO SUL” teve seu primeiro numero em vinte de dezembro de 1965.
      Entre as décadas de 1970 até o final da de 1980, existiram vários jornais em Dourados, porem não se sabe ao certo quando pararam de circular, entre eles: “TRIBUNA DO POVO” criado em 1970; o “JORNAL DA PRAÇA” de 1978 e “O PANORAMA” em 19 de agosto de 1979.
      Em 1978, o jornal “CORREIO DO ESTADO”, instala sua sucursal em Dourados, pois já tinha desde 1976, seu correspondente na cidade, Cícero Faria. É distribuído até hoje.

    DIÁRIO MS
    O jornal Diário MS, teve sua primeira edição circulada em 15 de setembro de 1993, com o nome de Diário do Povo. Mas antes disso teve três semanários, Panfleto, Jornal do Vale e Zangão.
    Em 13 de dezembro de 2000, por causa de uma “marca” homônima em Campinas (SP), é veiculado pela primeira vez ao publico o “Diário MS”, nome criado pelo diretor Vitoriano Carbonera, assim dando a dimensão abrangente de grande parte do estado, 80%.
     Em 20 de dezembro de 2000, foram inauguradas as instalações e seu parque gráfico, em novo endereço. E em 2008, o jornal passa a produzir sobre nova direção, Sandro Ricardo Barbara e Alfredo Barbara Neto.
      Há um jornal criado em 2006 pelos indígenas, AJINDO; o da UFGD(Universidade Federal da Grande Dourados), 2005, e outros veiculados a públicos específicos.
Em Dourados ainda circulam, o semanário “GAZETA POPULAR”, sem periodicidade, e em agosto de 2005, voltou a circular o “FOLHA DE DOURADOS”.

 Eduarda Rosa e Filipe Prado


Referências Bibliográficas

MOREIRA, Basílico. História do Jornalismo em Dourados. In: MOREIRA, Regina Heloiza Targa. Memória Fotográfica de Dourados. Campo Grande: UFMS, 1990.     p. 116.

MOREIRA, Regina Heloiza Targa. Memória Fotográfica de Dourados. Campo Grande: UFMS, 1990. p. 117 – 119.

CORDEIRO, César. 1951: Jornal anunciou em cobrou progresso. O PROGRESSO, Dourados, 21/04. 2005. Caderno Especial de Aniversário. p. 02.

XAVIER, Cláudio. O início de tudo. DIÁRIO MS, Dourados, 15/09. 2005. Caderno Especial de 15 de setembro de 2005. p. 01.

 BARBARA NETO, Alfredo. O Progresso defende união. DIÁRIO MS, Dourados, 15/09. 2005. Caderno Especial de 15 de setembro de 2005. p.03.

Acervo do museu histórico de Dourados

2 comentários:

  1. mto bom, conhecer a história do jornalismo douradense...
    parabéns aos idealizados deste blog, pela iniciativa e competência em fazer, e fazer bem feito...
    abraço...

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Thiago. A galera está de parabéns pela iniciativa!!! Mesmo para nós, que não somos douradenses, é importante tratarmos da história da 2ª maior cidade do MS.

    ResponderExcluir